O nosso DNA é carregado de inovação! Novas leituras sobre o mercado de descartáveis e, agora de cosméticos, uso de matéria-prima inovadora… é por esse caminho que traçamos os nossos passos e estabelecemos as nossas práticas ao lado de quem nos apoia desde o início e incentiva os movimentos por aqui! Já faz um ano que estivemos na sede do Centro Paula Souza para participar da celebração dos 20 anos da Lei de Inovação! Fomos convidados pelo Inova CPS – a agência de inovação do Centro Paula Souza – para expor a nossa trajetória, a nossa marca e os nossos produtos. Para quem conhece a nossa história, sabe que nascemos em uma das edições da Escola de Inovadores e, por esta razão estamos umbilicalmente vinculados ao Inova CPS e às pessoas que idealizam e fazem esta importante ação acontecer. Aliás, encontrar algumas delas – Simoni Gheno, Paulo Quintairos e Rodrigo Naves – pela primeira vez foi uma mistura de sentimentos: agradecimento, orgulho, alegria!
O evento foi organizado por diferentes instituições do Governo do Estado de São Paulo ligadas à Secretaria de Educação e à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: a UNESP, a Agência de Inovação (AUIN) e Funduesp além do Centro Paula Souza e a Inova CPS.
A programação nos permitiu acompanhar diferentes leituras sobre a inovação e, obviamente, o papel desempenhado pelo marco legal da inovação dado pela Lei nº 10.973 de 2004. A lei cria condições para que os diferentes agentes (Estado, setor produtivo e de pesquisa) envolvidos no processo empreendedor e de inovação possam se articular, cooperar e trazer impactos positivos à sociedade. Importante destacar que a lei trouxe segurança jurídica para atuação de cada um dos atores!
Nós tivemos a chance de saber um pouco mais sobre o “caminho da lei” desde a sua criação até a sua implementação e, posteriormente, o papel das Universidades e das agências de fomento à pesquisa e à inovação, como a Fapesp. Essa leitura histórica levou a algumas concepções que nós da Moinho Produtos Sustentáveis temos encontrado em nossa trajetória: a lei como referência para se pensar a criação de um ecossistema propício para empreender e inovar e, mais recentemente, a sustentabilidade como termo de referência para se pensar em inovação. Nós, desde a nossa origem temos nos pensado em rede! E, vamos combinar, é impossível pensar na Moinho sem o DNA da sustentabilidade!
O encontro com as pessoas, com as empresas, com pesquisadores e pesquisadoras na manhã que celebrou os 20 anos da lei de inovação no Brasil na sede do Centro Paula Souza parece perfazer o que o Prof. Dr. Fernando Menezes de Almeida (Diretor Administrativo da Fapesp) entende como uma das principais contribuições desde 2004: a questão cultural! A inovação hoje é parte do pensar e do fazer cotidiano das empresas e instituições de ensino! É… não tinha como a Moinho não fazer parte desta celebração: sustentabilidade, inovação e empreendedorismo são algumas de nossas marcas! Agradecemos, mais uma vez ao Inova CPS e a todas as pessoas envolvidas neste importante evento!
Link da programação do evento
https://drive.google.com/file/d/1yRvdjVRWKfn8zSl8OwkSh7SYNafAVzzQ/view
nossa publicação no instagram
https://www.instagram.com/reel/DCZB2pAO1iL/?igsh=dW9ibndvMDBmM3Z0
