INFORMAÇÕES
COMO PODEMOS AJUDAR O MUNDO COM O PLÁSTICO COMPOSTÁVEL E COMPOSTAGEM
O material que utilizamos passa por biodegradação em torno de 180 dias. Esse processo ocorre pela ação de microrganismos e depende de condições favoráveis de temperatura, oxigênio e exposição ao calor, como ocorre, por exemplo, em usinas de compostagem. Dessa biodegradação, resultam água, CO2 e biomassa.
Plástico compostável:
Poliácido Lático – PLA
O PLA apresenta propriedades mecânicas similares às dos polímeros com origem em fontes fósseis, com um elevado módulo de elasticidade, rigidez, transparência, comportamento termoplástico, biocompatibilidade e boa capacidade de moldagem, propriedades essas que podem ser bem aplicadas a embalagens, por exemplo.
Compostagem:
Compostagem Caseira
A composteira doméstica, caseira ou residencial funciona basicamente por meio do método da compostagem com minhocas (totalmente higiênicas). Esse método, já utilizado há muitos anos pelos agricultores familiares, é indicado como uma solução para os resíduos urbanos, pois transforma o que seria lixo em um rico húmus e, além de reduzir o lixo que seria destinado a aterros e lixões, ainda diminui a emissão de gases do efeito estufa.
Compostagem:
Compostagem industrial
Otimização do processo para garantir a rápida biodegradação do material orgânico, opera em um ambiente altamente controlado com temperaturas e condições específicas (níveis de oxigênio, umidade, temperatura, aeração).